Separação de Gases
Pioneirismo na purificação de biogás
As membranas SEPURAN® Green da Evonik possibilitam a produção de energia verde a partir de resíduos orgânicos. Como líder global em tecnologia inovadora de purificação de biogás, nós desenvolvemos soluções para um futuro neutro em carbono desde 2011.
Desde nossa entrada no mercado de purificação de biogás em 2011, revolucionamos o setor com nossas membranas altamente seletivas SEPURAN® Green e o inovador processo de membranas em 3 estágios, protegido por 4 diferentes patentes. As membranas SEPURAN® Green são fibras ocas especialmente desenvolvidas que permitem a purificação eficiente do biogás em gás natural renovável (RNG ou biometano), com consumo mínimo de energia. O biometano pode substituir diretamente o gás natural em diversas aplicações, como: injeção na rede de gás natural, uso como combustível neutro em carbono (ex: bio-GNL) ou como matéria-prima para a indústria química.
O coração da sua planta de purificação de biogás
As membranas SEPURAN® Green são o elemento central das plantas de purificação de biogás. Elas permitem a produção eficiente de biometano e bio-CO₂ de alta qualidade, essenciais para diversas aplicações.
Graças à sua alta seletividade e capacidade, tornam o processo de purificação eficiente e econômico. Essa eficiência é alcançada por meio do consumo mínimo de energia e da eliminação da necessidade de materiais adicionais como água ou produtos químicos. Como resultado, SEPURAN® ajuda a conservar recursos e proteger o meio ambiente.
Substratos
O biogás é produzido por fermentação anaeróbica, que é a decomposição microbiana de substâncias orgânicas na ausência de oxigênio. Essas substâncias orgânicas, ou matérias-primas para a produção de biogás, abrangem uma ampla gama de materiais de biomassa, incluindo:
- Esterco
- Materiais residuais e de descarte
- Lodo de esgoto de estações de tratamento de águas residuais
- Resíduos vegetais
- Culturas não destinadas à produção de alimentos
A utilização de materiais residuais e de descarte, como esterco líquido ou lodo de esgoto de estações de tratamento, apoia uma economia circular ideal.
Gás Natural Renovável (RNG)/Biometano e Bio-CO₂
Ao contrário do gás natural fóssil, o RNG/biometano é obtido de forma renovável a partir de resíduos orgânicos, utilizando carbono que já foi emitido. O RNG/biometano produzido pode ser convertido em calor, eletricidade e combustíveis, maximizando o uso dos recursos disponíveis e minimizando os resíduos.
Além disso, o CO₂ biogênico, um subproduto da produção de biogás, pode representar uma segunda fonte de valor. Esse CO₂ biogênico pode ser usado como base para biometano sintético em processos power-to-gas e pode substituir o CO₂ convencionalmente produzido em todas as aplicações, promovendo ainda mais a transição para uma economia mais circular.
Líderes em soluções inovadoras de membranas
Na Evonik, nossa expertise em química de polímeros nos permite desenvolver membranas com novas propriedades à medida que as necessidades dos clientes evoluem. Como somos totalmente integrados, cuidamos de todas as etapas da produção: desde o design e fabricação das membranas até a montagem final do módulo e o suporte ao cliente com projetos de processo.
Benefícios da produção totalmente integrada
- Desenvolvimento contínuo da tecnologia de membranas nos permite oferecer as melhores soluções para as necessidades do mercado.
- A síntese interna de polímeros permite otimizar a seletividade e a capacidade das membranas para cada solução.
- A fiação personalizada de fibras ocas garante alto desempenho de separação.
- Nossos sistemas de membranas são fornecidos pré-montados com cartuchos e carcaças compatíveis com todos os padrões globais, incluindo PED, ASME, CRN, SELO.
- Controle de qualidade rigoroso de cada sistema para garantir máxima eficiência.
Principais características da SEPURAN® Green
Projetada para eficiência e sustentabilidade ideais, a SEPURAN® Green oferece altos rendimentos e pureza de metano, permitindo a liquefação direta em Bio-GNL. Seus muitos benefícios incluem excelente eficiência energética e compatibilidade com sistemas existentes. Além disso, tem o potencial de gerar valor adicional por meio da produção de dióxido de carbono grau alimentício.
Saiba mais na seção expansível abaixo.
Sulfeto de hidrogênio (H₂S)
Tolera exposição de curto prazo até 20% vol. e exposição de longo prazo até 3% vol.
Solventes orgânicos
Resistente a solventes orgânicos
Compostos Orgânicos Voláteis (COVs)
O melhor desempenho de separação é alcançado com até 10 ppm de COVs
Amônia (NH₃)
Para melhor desempenho de separação, o teor de amônia deve ser inferior a 20 ppm
Disponível em diferentes tamanhos e com vários tipos de conexões (Victaulic / BSPP / NPT)
Menor consumo de energia por meio de taxas de recirculação de 30–40% e baixa demanda elétrica
(~ 0,2 kWh/Nm³ de biogás bruto)
100% de energias renováveis utilizadas na produção
Rendimento de metano superior a 99,8% e CO₂ inferior a 50 ppm permitem liquefação direta em Bio-GNL
Vida útil durável superior a 10 anos
Novos produtos com compatibilidade retroativa com sistemas existentes, garantindo menores custos de atualização ou substituição
A produção secundária de dióxido de carbono grau alimentício cria um fluxo de valor adicional imediatamente utilizável
Soluções verdadeiramente centradas no cliente
Na Evonik, os clientes estão no centro de nossas tecnologias inovadoras. Vamos além de ser apenas um fabricante de membranas, oferecendo um pacote completo — desde a consultoria até o suporte pós-venda.
Nossas soluções incluem:
- Análise de viabilidade e suporte para cada aplicação individual.
- Software de simulação abrangente e ferramentas para projetos de processo personalizados.
- Forte suporte ao cliente e tempos de resposta rápidos.
- Suporte técnico remoto em todos os fusos horários; atendimento presencial em regiões-chave ao redor do mundo.
- Prazos de entrega curtos que superam os padrões do mercado e serviços de substituição em poucos dias.